

Filipe Maia Broeto
Filipe Maia Broeto é advogado criminalista, com atuação profissional voltada à criminalidade econômica, também conhecida como “criminalidade de colarinho branco”.
Para além da advocacia criminal, Filipe Maia Broeto atua em processos de improbidade administrativa, típicos do Direito Administrativo Sancionador, justamente porque muitos dos processos penais que patrocina geram responsabilização também neste âmbito do direito punitivo.
Mestre em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Internacional de La Rioja - UNIR/ESP, aprovado com nota máxima e matrícula de honra (matrícula de honor - MH), Filipe Maia Broeto cursa atualmente o mestrado em Direito Penal Econômico e da Empresa pela Faculdade de Direito da Universidade Carlos III de Madrid UC3M/ESP.
Afora os mestrados concentrados na área do Direito Penal Econômico, possui especialização: em Direito Penal Econômico (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG), Processo Penal (Universidade de Coimbra/PT-IBCCrim), Ciências Penais e Direito Público (ambas pela Universidade Cândido Mendes) e em Compliance Corporativo pelo Instituto de Direito Peruano e Internacional – IDEPEI e Plan A – Kanzlei für Strafrecht, Alemanha (Curso reconhecido pela World Compliance Association), além de certificação em Compliance Criminal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS.
Foi aluno do curso "crime doesn't pay: blanqueo, enriquecimiento ilícito y decomiso", da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca – USAL/ES; e do Módulo Internacional de "Temas Avançados de Direito Público e Privado", pela Universidade de Santiago de Compostela - USC/ES.
Para além de dedicar-se à advocacia, parte de seu tempo foi, durante muito tempo, direcionada à docência, quando funcionou como professor de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade de Cuiabá/MT).
Filipe Maia Broeto, no segundo semestre de 2022, decidiu afastar-se das salas de aulas da graduação para dedicar-se integralmente à advocacia criminal especializada.
Nada obstante, ciente de seu dever de contribuir para uma formação crítica daqueles que atuam ou atuarão no Direito, mantém-se ativo na docência, como Professor convidado da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas, instituição na qual, uma ou duas vezes por ano, ministra aulas na pós-graduação, exclusivamente nas matérias de Direito Penal Econômico e Direito Processual Penal.
Filipe Maia Broeto mantém larga produção acadêmica e é autor de livros e ensaios jurídicos, publicados no Brasil e no exterior.
Membro da Câmara de Desagravos do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso, no triênio 2022-2024.
Foi Diretor da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – Abracrim e é, atualmente, na mesma instituição, Diretor da Comissão de Estudos Jurídicos.
É Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM; do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico - IBDPE; do Instituto de Ciências Penais - ICP; da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso - OAB/MT; e do Instituto dos Advogados Mato-grossenses - IAMAT.